• NEMAlgarve

Artigo publicado sobre os contributos da ciência cidadã para o estudo das invasões biológicas


Publicado na revista Frontiers in Environmeantal Science a 27 de Janeiro de 2021. Disponível aqui.


A nossa equipa acaba de publicar um artigo sobre o contributo que a ciência cidadã a nível global tem dado no estudo das invasões biológicas!!

Identificámos algumas das estratégias mais eficientes, apresentando um conjunto de acções que irão ajudar futuros projectos a maximizar o seu sucesso. Em conclusão, pretende-se que os dados recolhidos desta forma possuam robustez suficiente para serem utilizados nas redes de monitorização oficiais e na criação de legislação mais eficiente e atempada, ao mesmo tempo que fornecemos ferramentas aos cidadãos para contribuírem de forma efectiva para a gestão das invasões biológicas.



Diagrama que propõe como as actividades de divulgação promovidas por cientistas podem ser impulsionadas com o auxílio dos média e empresas locais para chegar a um público maior e informar diversos segmentos do público com informações confiáveis sobre invasões biológicas. Os média e o público, mas também uma rede de cidadãos informados, são essenciais para a construção de um projecto sólido de ciência cidadã. As contribuições da ciência cidadã, e outras partes interessadas a nível nacional e regional, complementam as pesquisas científicas, de forma a alcançar uma gestão integrada mais sólida de invasões biológicas.

© NEMA 2020   |   Início   |   NEMAlgarve@gmail.com