Água de lastro – água utilizada para estabilizar e equilibrar navios de acordo com o montante de carga a bordo. Geralmente, quando possuem carga a bordo a quantidade de água de lastro será mínima; quando o navio é descarregado e navega sem carga, os porões são cheios de água para compensar o peso da carga retirada. O problema deste sistema é que, ao encher e mais tarde vazar noutro local, esta água transporta também organismos vivos que ao serem descarregados num local com condições propícias, pode levar à introdução e dispersão de espécies invasoras.

 

 

Ciência cidadã – qualquer actividade científica levada a cabo por membros do público em geral, geralmente em colaboração ou sob coordenação de cientistas profissionais ou instituições de investigação científica.

 

 

Espécie não-nativa – espécie que ocorre fora da sua área de distribuição nativa onde evoluiu. Distribuição por processos naturais ou por acção humana.

Espécie não-indígena – sinónimo de espécie não-nativa.

 

Espécie exótica – espécie que se estabelece num novo local, não causando efeitos negativos nas espécies nativas.

 

 

Espécie invasora – espécie que se estabelece e causa efeitos negativos nas espécies nativas. Possíveis impactos ambientais e económicos na zona receptora.

 

 

Tropicalização – processo de aparecimento de espécies provenientes de águas mais quentes devido ao aumento da temperatura do mar. As espécies com mobilidade acompanham assim as massas de água com temperaturas que lhes são favoráveis, na direcção dos polos.

© NEMA 2020   |   Início   |   NEMAlgarve@gmail.com