O projecto NEMA (Novas Espécies Marinhas do Algarve) foi lançado no início de 2019, pelo ECOREACH, grupo de investigação do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (Portugal).

Como objectivo geral, destaca-se a necessidade de aumentar o conhecimento científico sobre algumas espécies não-nativas existentes nas zonas costeiras e estuarinas do Algarve (sul de Portugal).

Pretendemos também com esta iniciativa centralizar e organizar registos dispersos de espécies pouco estudadas, contribuindo ao mesmo tempo para informar o público em geral sobre a sua biologia, distribuição e possíveis cuidados a ter com algumas.

O projeto assenta em 3 pilares principais:

  • Estudo e monitorização das espécies não-nativas do Algarve, com recurso a metódos científicos de monitorização regular;

  • Integração de informação submetida por voluntários;

  • Avaliação dos impactos destas novas espécies, a nível ambiental, no comércio e economia.

O conceito de ciência cidadã:

Ciência cidadã pode ser definida como qualquer actividade científica levada a cabo por membros do público em geral, geralmente em colaboração ou sob coordenação de cientistas profissionais ou instituições de investigação científica.

 

Desde sempre existiu colaboração e troca de experiências entre a comunidade científica e a sociedade. No entanto, esta colaboração não tem necessariamente que se restringir a acordos de cooperação ou projectos específicos.

 

Registos e informações esporádicas podem também, quando devidamente recolhidas e tratadas, ser de elevada importância para o avanço do conhecimento científico.

No âmbito do NEMA estamos interessados em 3 grupos de espécies:

1) Invasoras (ex. caranguejo azul, corvinata real);

2) Subtropicais (ex. peixe verde, verme de fogo);

3) Outras “estranhas” ou pouco comuns (ex. peixes balão, peixes trombeta).

Consulte a nossa página sobre as “Espécies” para saber mais!

Com apenas uma fotografia e alguns detalhes adicionais, um registo que lhe poderia parecer ocasional ou apenas “estranho”, poderá ser de grande importância para o conhecimento científico dessa espécie ou no acompanhamento de mudanças climáticas e de habitat.

Consulte a nossa página sobre “Como participar” para saber mais!

Na plataforma de ciência cidadã BioDiversity4All, na nossa página de projeto, estão disponíveis todos os registos que já recebemos no âmbito do NEMA. Podem explorar os mesmos em:

www.biodiversity4all.org/projects/NEMAlgarve

 

Contamos já com mais de 100 observadores e mais de 200 observações de pelo menos 30 espécies diferentes. Contamos com a ajuda de todos e todos podem fazer a sua contribuição!

© NEMA 2020   |   Início   |   NEMAlgarve@gmail.com