top of page
  • Foto do escritorNEMAlgarve

2ª Semana Nacional / 1ª Ibérica sobre Espécies Invasoras

As espécies invasoras aquáticas, em especial no meio marinho, apresentam dificuldades acrescidas à sua gestão, sendo praticamente impossível a sua erradicação a partir do momento em que se estabelecem. Uma das medidas possíveis de mitigação dos seus impactos, passa pela sua exploração económica, nomeadamente quando as mesmas são comestíveis.

Em colaboração com o Chef Leonel Pereira, reconhecido Chef Algarvio e vencedor de estrela Michelin, temos tentado apresentar algumas espécies invasoras ao grande público como novas fontes de alimento.

Entre elas, temos algumas espécies de alforrecas, o caranguejo azul, ou a corvinata real.

Entre 25 de Maio a 05 de Junho de 2021, o Chef Leonel Pereira irá preparar no seu restaurente CHECKin um prato com a corvinata real (espécie Cynoscion regalis). O prato será denominado "Filete de corvina 'americana' assado com esparregado de plâncton marinho"!


Desta forma pretendemos também sensibilizar para a temática das espécies invasoras, enquanto se delicia com este novo prato criado pelo Chef Leonel Pereita!


Este prato apenas terá um valor de 13€. Sugere-se uma entrada e um eventual segundo prato como refeição.

Marcação de mesa directamente com o restaurante CHECKin: (+351) 968 070 776 ou (+351) 289 824 178. Sujeito à disponibilidade diária do produto.


Corvinata real - Cynoscion regalis


Pode consultar os registos que já recebemos desta espécie no NEMA aqui.


Esta actividade de sensibilização insere-se na 2ª Semana Nacional / 1ª Ibérica sobre Espécies Invasoras! Descubra as centenas de outras actividades a decorrer por toda a Peninsula Ibérica em https://www.invasoras.pt/pt/siei2021.




bottom of page