top of page
  • Foto do escritorNEMAlgarve

FotoBlitzs Subaquáticos NEMA 2021

Em Agosto de 2021 voltamos a organizar uma séria de FotoBlitzs Subaquáticos no âmbito do NEMA, e neste ano com o tema "Em busca do verme de fogo no Algarve" !!


O verme de fogo "Hermodice carunculata" tem vindo a ser registado na costa sul, e oeste, do Algarve, sendo o registo mais antigo conhecido de Dezembro de 2015. Esta é mais uma das espécies que tem vindo a aparecer na costa continental portuguesa devido ao aumento das temperaturas do mar, num processo conhecido por tropicalização. Os registos já validados podem ser consultados aqui.


O verme de fogo, tal como o seu nome vulgar indica, se manuseado sem cuidado provoca uma forte sensação de queimadura e dores localizadas que podem durar alguns dias!


Isto acontece porque as suas sedas, uma espécie de pelos brancos que possui ao longo do corpo, quando em contacto com a pele injectam uma toxina que causa dor, vermelhidão, inchaço, e sensação de queimadura.


O seu manuseamento é portanto extremamente desaconselhado!


É assim necessário alertar para a presença desta espécie ainda pouco conhecida da população do Algarve, pelo que nos FotoBlitzs Subaquáticos de 2021 iremos mergulhar com especial atenção para esta espécie. É assim necessário que cada participante tenha uma máquina fotográfica, ou algum tipo de action cam que tenha opção de fotografia, por forma a recolher esses registos. Após o mergulho, os participantes serão convidados a carregar as suas fotografias numa plataforma online de ciência cidadã, de modo a que as espécies que foram fotografadas possam ser correctamente identificadas por especialistas


A marcação do mergulho é realizada directamente com cada centro de mergulho associado, sendo também da sua responsabilidade a organização da logística e valor de cada saída de mergulho. Para Agosto de 2021 organizámos os seguintes FotoBlitzs Subaquáticos:


  • 14 de Agosto de 2021 - PORTISUB, Portimão:

1 mergulho, certificação mínima: Open Water diver

Hora de encontro / check-in: 09h00

Reservado a sócios do clube

Veja algumas das fotografias tiradas aqui.


2 mergulhos, certificação mínima: Open Water diver

Hora de encontro / check-in: 08h30

Reservas: info@easydivers.pt / +351 966 192 299

Veja algumas das fotografias tiradas aqui.


  • 21 de Agosto de 2021 - SUBNAUTA, Portimão:

2 mergulhos, certificação mínima: Advanced Open Water diver, ou especialidade Deep

Hora de encontro / check-in: 08h00

Reservas: info@subnauta.pt / +351 935 577 001

Veja algumas das fotografias tiradas aqui.


  • 27 de Agosto de 2021 - WEDIVE, Lagos:

2 mergulhos, certificação mínima: Open Water diver

Hora de encontro / check-in: 08h30

Reservas: info@wedive.pt / +351 936 959 234

Veja algumas das fotografias tiradas aqui.


  • 29 de Agosto de 2021 - DIVESPOT, Armação de Pêra:

2 mergulhos, certificação mínima: Open Water diver

Hora de encontro / check-in: 09h00

Reservas: info@divespot.pt / +351 966 077 113

Veja algumas das fotografias tiradas aqui.


Um FotoBlitz NÃO é um concurso de fotografia!! O objectivo principal de um FotoBlitz é portanto fotografar a maior diversidade possível de espécies. Neste caso, estaremos com especial interesse no verme de fogo. No entanto, e para facilitar o mergulho, poderá fotografar o maior número possível de espécies, que a identificação das mesmas será feita posteriormente.


Após o mergulho apenas tem que seleccionar uma fotografia de cada espécie e fazer o carregamento no BioDiversity4All, tendo o cuidado de verificar se a data das fotografias está correcta e colocar a localização do spot de mergulho, fornecida pela organização. Este processo é facilitado usando a opção de alterar a informação de todas as fotografias em conjunto. Para mais informações detalhadas, consultar o seguinte guião sobre os FotoBlitzs Subaquáticos NEMA e o processo de carregamento das fotografias:

Guião FotoBlitz subaquáticos NEMA
.pdf
Download PDF • 1.52MB

Em cada saída de mergulho haverá um briefing sobre o assunto, mas poderá sempre contactar-nos por e-mail ou nas nossas redes sociais: https://www.nemalgarve.com/contactos. Aconselhamos a leitura do guião acima antes do mergulho.



Uma iniciativa com o apoio do projeto ATLAZUL - Impulso da aliança litoral atlântica para o crescimento azul.


bottom of page